Tipos e Typeclasses
Acredite no tipo
Já falamos que Haskell possui um sistema de tipos estático. O tipo de toda expressão é conhecido na hora da compilação, o que resulta num código mais seguro. Se você escrever um programa que tente dividir um tipo booleano por um número, ele nem compilará. Isso é bom porque é melhor detectarmos erros logo ao terminar de programar do que se deparar com travamentos indesejados. Tudo em Haskell tem um tipo, então o compilador pode considerar várias possibilidades antes mesmo de compilá-lo.
Ao contrário de Java ou Pascal, Haskell tem inferência de tipo. Se for digitado um número, não precisamos avisar ao Haskell que é um número. Ele consegue identificar isso automaticamente, não damos os tipos de funções e expressões explicitamente. Nós veremos apenas o básico de Haskell com uma visão apenas superficial sobre tipos. No entanto, entender o sistema de tipos é muito importante para o aprendizado de Haskell.
Um "tipo" é algo como uma etiqueta que toda expressão têm, que nos diz em qual categoria ela se encaixa. A expressão True é booleana, "hello" é uma string, etc.
Agora usaremos o GHCI para descobrir os tipos de algumas expressões. Faremos isso usando o comando :t que, seguido de qualquer expressão válida, retorna o seu tipo. Vamos dar uma olhada.
ghci> :t 'a' 'a' :: Char ghci> :t True True :: Bool ghci> :t "HELLO!" "HELLO!" :: [Char] ghci> :t (True, 'a') (True, 'a') :: (Bool, Char) ghci> :t 4 == 5 4 == 5 :: Bool
Fazendo isso, vemos que :t mostra a expressão seguida de :: e seu tipo. :: pode ser lido como "do tipo". Tipos explícitos sempre são referidos pela sua primeira letra maiúscula. 'a', como é visto, é do tipo Char. Não é difícil de identificar que vem da palavra caracter. True é Boolean. Faz sentido. Mas, o que é isso? Examinando o tipo de "HELLO!" descobrimos que ele é [Char]. Os colchetes denotam uma lista. Então lemos isso como uma lista de caracteres. Ao contrário de listas, cada valor da tupla tem seu tipo. Então a expressão (True, 'a') tem o tipo (Bool, Char), e uma expressão como ('a','b','c') deverá retornar (Char, Char, Char). 4 == 5 sempre retornará False, que é do tipo Bool.
Funções também têm tipos. Quando escrevemos nossas próprias funções, podemos declarar explicitamente quais são os seus tipos. Isso geralmente é considerado uma boa prática exceto quando a função é muito curta. Daqui pra frente daremos vários exemplos que fazem uso de declaração de tipos. Você ainda se lembra daquela compreensão de lista que criamos no capítulo anterior e que usava filtros para retornar somente a parte maiúscula de uma string? Então, aqui esta ela novamente com os tipos declarados.
removeNonUppercase :: [Char] -> [Char] removeNonUppercase st = [ c | c <- st, c `elem` ['A'..'Z']]
removeNonUppercase tem o tipo [Char] -> [Char], o que significa que ele parte de uma string e chega em outra string. Ou seja, ele irá receber como parâmetro uma string e nos devolver outra string como resultado. O tipo [Char] é sinônimo de String então ficaria mais claro se fosse escrito removeNonUppercase :: String -> String. Não precisariamos fazer essa declaração de tipo para o compilador porque ele poderia inferir por si só que essa função recebe uma string e retorna outra string. E se nós precisarmos de uma função que recebe vários tipos como parâmetro? Vamos ver então uma função bem simples que pega três inteiros e os soma:
addThree :: Int -> Int -> Int -> Int addThree x y z = x + y + z
Os parâmetros são separados por -> e não há nenhuma distinção entre tipos de parâmetros e retorno. O tipo do retorno é o último e os parâmetros são os três primeiros. Mais adiante veremos o porquê deles serem apenas separados por um -> ao invés de ter um destaque maior como Int, Int, Int -> Int ou algo do gênero.
Se você deseja especificar o tipo da função, mas não tem certeza de qual deve ser, você pode escrevê-la normalmente e depois descobrir com o :t. Funções também são expressões, então :t funciona sem problemas.
Aqui temos um apanhado geral dos principais tipos.
Int é inteiro. É usado por números inteiros. 7 pode ser um Int mas 7.2 não. Int possui limitações de tamanho, o que significa ter um máximo e um mínimo. Geralmente os computadores de 32bit têm um Int máximo de 2147483647 e um mínimo de -2147483648.
Integer significa, hmmm... inteiro também. A principal diferença é que não tem limitações e pode ser usado por números realmente grandes. Digo, extremamente grandes. Contudo, Int é mais eficiente.
factorial :: Integer -> Integer factorial n = product [1..n]
ghci> factorial 50 30414093201713378043612608166064768844377641568960512000000000000
Float é um número real em ponto flutuante de precisão simples.
circumference :: Float -> Float circumference r = 2 * pi * r
ghci> circumference 4.0 25.132742
Double é um número real em ponto flutuante com o dobro(!) de precisão.
circumference' :: Double -> Double circumference' r = 2 * pi * r
ghci> circumference' 4.0 25.132741228718345
Bool é um tipo booleano. Pode ter apenas dois valores: True ou False.
Char representa um caractere. É delimitado por aspas simples. Uma lista de caracteres é denominada String.
Tuplas são tipos mas possuem uma variação de acordo com a quantidade e valores que contém, então teoricamente temos tuplas com infinitos tipos, o que é demais para cobrir nesse tutorial. Note que uma tupla vazia () é também um tipo e pode assumir apenas um valor: ()
Tipo variável
Qual você acha que é o tipo da função head? Já que head recebe uma lista e retorna o seu primeiro elemento, qual deve ser o seu tipo? Vamos descobrir!
ghci> :t head head :: [a] -> a
Hmmm! O que é esse a? É o tipo? Lembre-se que já vimos que o tipo é escrito com a primeira letra maiúscula, então não pode ser exatamente o tipo. E é exatamente essa diferença que nos diz ser um tipo variável. Isso significa que o a pode ser qualquer tipo. Isso é algo como os genéricos de outras linguagens, mas em Haskell é muito mais poderoso porque nos permite facilmente escrever funções mais genéricas caso o processamento seja o mesmo para diferentes tipos. Funções que possuem tipos variáveis são denominadas funções polimórficas. A declaração de tipo em head diz que ele recebe uma lista de elementos de qualquer tipo e retorna um elemento dela.
Embora tipos variáveis possam ter nomes com mais de um caractere, normalmente nós damos a eles nomes como a, b, c, d...
Se lembra da função fst? Aquela que retorna o primeiro componente de um par? Então, vamos examinar o seu tipo:
ghci> :t fst fst :: (a, b) -> a
Examinando o tipo de fst, a gente vê que ele recebe uma tupla que contém dois tipos e retorna o primeiro elemento. É exatamente por causa disso que conseguimos usar fst em pares que contenham quaisquer tipos. Perceba ainda que mesmo a e b sendo diferentes tipos variáveis, eles não devem ser necessariamente de tipos diferentes. A declaração apenas nos diz que o tipo do primeiro componente (da tupla) deve ser do mesmo que o do retorno.
Basicão de Typeclasses
Uma Typeclass (classe de tipos) é como uma interface que define um comportamento. Se um tipo é parte de uma typeclass, quer dizer que ela suporta e implementa o comportamento especificado pela classe de tipo. Muita gente vinda da orientação a objetos se confunde e acha estar diante de uma classe de OO. Bom... não. Você pode pensar que são como as interfaces de Java, mas na verdade são muito melhor.
Qual deve ser o tipo da função ==?
ghci> :t (==) (==) :: (Eq a) => a -> a -> Bool
Interessante. Temos algo novo aqui, o símbolo =>. Tudo antes do símbolo => é denominado class constraint (restrição de classe). Podemos ler a declaração de tipo anterior assim: a função de igualdade recebe dois argumentos de mesmo tipo e retorna um Bool. Esse tipo deve ser membro da classe Eq (que é a class constraint).
A typeclass Eq provê uma interface para o teste de igualdade. Qualquer tipo que faça sentido ser verificado por igualdade com outro tipo deve estar na typeclass Eq. Todos os tipos Haskell - exceto os de IO (tipo para lidar com entrada e saída) e funções - fazem parte da typeclass Eq.
A função elem tem o tipo (Eq a) => a -> [a] -> Bool porque usa o operador == para procurar um determinado elemento em uma dada lista.
Algumas classes de tipo básicas:
Eq é usado por tipos que suportam teste por igualdade. As funções que fazem parte dela implementam == e /=. Se existe alguma class constraint de Eq para um tipo variável em uma função, usa o operador == ou /= em algum lugar de sua definição. Todos os tipos já mencionados (com excessão de funções), são parte de Eq, então podem ser testados por igualdade.
ghci> 5 == 5 True ghci> 5 /= 5 False ghci> 'a' == 'a' True ghci> "Ho Ho" == "Ho Ho" True ghci> 3.432 == 3.432 True
Ord é para tipos que têm ordem.
ghci> :t (>) (>) :: (Ord a) => a -> a -> Bool
Todos os tipos já vistos (exceto funções) são parte de Ord. Ord engloba todas as funções de comparação comuns como >, <, >= e <=. A função compare requer dois membros de Ord de mesmo tipo e retorna sua ordenação. Ordering é uma typeclass que pode ser GT, LT ou EQ, significando maior que, menor que e igual a, respectivamente.
Para ser membro de Ord, um tipo deve ser membro do prestigioso e restrito clube do Eq.
ghci> "Abrakadabra" < "Zebra" True ghci> "Abrakadabra" `compare` "Zebra" LT ghci> 5 >= 2 True ghci> 5 `compare` 3 GT
Membros do Show podem ser representados como strings. Todos os tipos cobertos até agora (com exceção das funções) são suportados por Show. A função que lida com a typeclass Show mais usada é a show. Ela recebe um valor de um que tipo presente em Show e nos mostra esse valor como uma string.
ghci> show 3 "3" ghci> show 5.334 "5.334" ghci> show True "True"
Read é tipo uma oposição da typeclass Show. A função read recebe uma string e retorna um tipo membro de Read.
ghci> read "True" || False True ghci> read "8.2" + 3.8 12.0 ghci> read "5" - 2 3 ghci> read "[1,2,3,4]" ++ [3] [1,2,3,4,3]
Até agora tudo simples. Todos os tipos já vistos estão nessas classes de tipo. Mas o que acontece ao tentarmos read "4"?
ghci> read "4" <interactive>:1:0: Ambiguous type variable `a' in the constraint: `Read a' arising from a use of `read' at <interactive>:1:0-7 Probable fix: add a type signature that fixes these type variable(s)
O que o GHCI está tentando nos dizer é que não sabe o que se esperar como retorno. Perceba que nos usos anteriores de read nós sempre fazíamos algo com o resultado. Assim, o GHCI podia inferir o tipo esperado de read. Se usassemos ele como um booleano, ele saberia que deveria retornar um Bool. Mas agora ele só sabe que deve ser algum tipo da classe Read. Vamos dar uma olhada na declaração de tipo de read.
ghci> :t read read :: (Read a) => String -> a
Viu? Ele retorna um tipo parte de Read mas como não usamos o resultado depois, ele não saberá qual tipo será. É por isso que podemos especificar explicitamente type annotations (anotações de tipos). Anotações de tipos servem para dizer qual tipo que você quer que uma expressão assuma. Fazemos isso adicionando :: no fim da expressão com o tipo desejado. Observe:
ghci> read "5" :: Int 5 ghci> read "5" :: Float 5.0 ghci> (read "5" :: Float) * 4 20.0 ghci> read "[1,2,3,4]" :: [Int] [1,2,3,4] ghci> read "(3, 'a')" :: (Int, Char) (3, 'a')
Na maioria das expressões, o compilador já pode assumir qual deve ser o tipo das expressões. Mas acontece dele não saber se deve ser Int ou Float para uma expressão como read "5". Para ter certeza, Haskell deveria primeiro avaliar read "5". Mas como Haskell é uma linguagem estaticamente tipada, precisa saber o tipo de todas as expressões na hora da compilação (ou no caso do GHCI, interpretação). Então dizemos ao Haskell: "Ei, essa expressão é desse tipo, caso não saiba!".
Os membros de Enum são tipos que possuem uma seqüência. A maior vantagem da typeclass Enum é poder ser usada em ranges de listas. Seus tipos têm sucessores e predecessores definidos, que podem ser conseguidos pelas funções succ e pred. Fazem parte dessa classe os tipos: (), Bool, Char, Ordering, Int, Integer, Float e Double.
ghci> ['a'..'e'] "abcde" ghci> [LT .. GT] [LT,EQ,GT] ghci> [3 .. 5] [3,4,5] ghci> succ 'B' 'C'
Bounded são os tipos que possuem limites - máximo e mínimo.
ghci> minBound :: Int -2147483648 ghci> maxBound :: Char '\1114111' ghci> maxBound :: Bool True ghci> minBound :: Bool False
minBound e maxBound são diferenciados por ter tipo (Bounded a) => a. São constantes polimórficas.
Todas tuplas não-vazias também estão em Bounded.
ghci> maxBound :: (Bool, Int, Char) (True,2147483647,'\1114111')
Num é uma typeclass numérica. Seus membros têm a função de agir como números. Vamos ver o tipo de um número.
ghci> :t 20 20 :: (Num t) => t
Parece que todos os números são constantes polimórficas. Elas podem tomas a forma de qualquer tipo da typeclass Num.
ghci> 20 :: Int 20 ghci> 20 :: Integer 20 ghci> 20 :: Float 20.0 ghci> 20 :: Double 20.0
Esses são os tipos da typeclass Num. Se verificar o tipo de *, descobrirá que ela aceita qualquer número.
ghci> :t (*) (*) :: (Num a) => a -> a -> a
Recebe três números do mesmo tipo. É por isso que (5 :: Int) * (6 :: Integer) resultará em erro e 5 * (6 :: Integer) funcionará e retornará um Integer, já que 5 pode tomar a forma de um Int ou de um Integer.
Para estar em Num, o tipo já deve estar em Show e Eq.
Integral também é uma typeclass numérica. Enquanto Num inclui todos os números (reais e inteiros), Integral apenas inteiros. Essa typeclass é composta por Int e Integer.
Floating inclui apenas números de ponto flutuante, então são Float e Double.
Uma função muito útil para lidar com números é fromIntegral. A declaração do seu tipo é fromIntegral :: (Num b, Integral a) => a -> b. Assim, vemos que ela recebe um número inteiro e transforma-o em algo mais genérico. Isso é útil quando você precisa que tipos inteiros e ponto flutuante trabalhem juntos. Por exemplo, a função length tem uma declaração de length :: [a] -> Int ao invés de ter algo mais geral como (Num b) => length :: [a] -> b. Acho que está assim por razões históricas, o que, na minha opinião, é besteira. Ainda assim, se tentarmos somar o tamanho de uma lista (length) com 3.2 teremos um erro, pois não é possível somar um Int com um número de ponto flutuante. Então para contornar, fromIntegral (length [1,2,3,4]) + 3.2 funciona perfeitamente.
Note que fromIntegral tem mais de um class constraint em sua declaração de tipo. Como pode ver, isso é válido, desde que estejam separados por vírgulas dentro de parênteses.